
- Tipos de carga: quais são, classificação e como transportá-las
Tipos de Carga
Você, certamente, sabe que existem diferentes tipos de carga e que cada um deles demanda cuidados, planejamento e logísticas distintos.
E é aí que entra a dúvida de muitos profissionais que cruzam as estradas do país diariamente: como a carga pode ser classificada e quais são os pontos-chave para lidar com todo tipo de serviço da melhor forma possível?
Este post visa responder a todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Continue a leitura, e aprenda conosco tudo sobre os tipos de cargas mais conhecidos!
Quais são os tipos de carga?
Como destacamos, existem características diversas que ajudam a classificar o tipo de carga. Reconhecê-las facilita o seu trabalho — tanto para decidir se topa o serviço, ou não, e quais cuidados tomar ao transportar cada tipo de carga.
Confira, então, quais são os tipos de carga mais comuns:
- a granel, que são as mercadorias transportadas sem embalagem (como grãos, combustíveis etc.);
- frigorífico, que é o tipo de carga que exige a manutenção de uma temperatura específica ao longo do transporte;
- carga viva, para a movimentação de animais;
- contêineres, que demandam todo o planejamento para transitar com a carga dentro deles e, assim, trazer mais segurança para a carga;
- perigosas, que são os tipos de carga com potencial explosivo;
- cargas secas, que podem ser classificadas como produtos industrializados e não perecíveis;
- indivisíveis, que são as cargas (normalmente, estruturas ou equipamentos) que não são desmontadas durante o transporte;
- cargas frágeis, que têm alto risco de dano durante o transporte;
- veículos.
E para entender melhor os cuidados para transportar os principais tipos de cargas, siga o tópico abaixo!
Todo tipo de carga demanda um cuidado específico que respeita tanto as características da mercadoria — evitando avarias nelas — quanto eventuais regras e legislações em torno do transporte delas.
E, a seguir, vamos destacar o planejamento necessário para os principais tipos de carga. Confira!
Carga seca
Carga seca tem a ver com produtos não perecíveis e, portanto, que não exigem muitos cuidados específicos para o transporte — como a necessidade de refrigeração.
Exemplo de carga seca são os móveis. E também a própria madeira. Por isso, é necessário saber, antes, o tipo de carga a ser transportado para que você adapte o seu caminhão para a realização do serviço.
Carga perigosa
Todo material com potencial de trazer risco às pessoas ou ao ambiente é considerado um tipo de carga perigosa.
Produtos químicos e materiais inflamáveis, como combustíveis, se enquadram na categoria e para o efetivo transporte é necessário que o caminhão siga todas as normas específicas para o tipo de carga e, assim, garantir um serviço eficiente.
Também ajuda manter a manutenção do caminhão sempre em dia para reduzir ainda mais qualquer risco de acidente.
Carga viva
Muito se fala de carga viva no setor pecuário, mas é algo até comum no segmento de medicina veterinária ou mesmo por zoológicos e organizações de proteção animal e ambiental. Por isso, vale a pena saber a melhor forma de transportar animais, como:
- bovinos;
- suínos;
- equinos;
- aves.
Lembrando que, aqui, a grande atenção gira em torno ao bem-estar do animal.
Carga frigorífica
A carga frigorífica pode ser classificada em dois grupos: o de perecíveis e o de congelados.
Perecíveis são frutas e legumes, por exemplo, enquanto os congelados necessitam de um cuidado maior na conservação do produto (caso de carnes, por exemplo). E a temperatura pode chegar a até -20 °C.
Cada produto tem a sua especificidade e é importante identificar quais delas melhor preservam a sua mercadoria.
Carga farmacêutica
Existem regras, normas e também cuidados especiais dentro do transporte de produtos farmacêuticos. Afinal, eles são voláteis e frágeis, sendo necessário cumprir todas as exigências dos órgãos reguladores (como a ANVISA) para garantir a eficácia dos medicamentos e também a segurança dos pacientes.
Carga geral
Carga geral é o tipo de mercadoria que pode ser transportada com acondicionamento, o que se traduz em um material apropriado para o transporte.
As cargas gerais também se dividem em grupos distintos. Existe a carga geral solta, que pode ser acomodada em diferentes tipos de embalagem.
Já a carga geral unitizada tem a capacidade de se tornar algo mais de acordo com a necessidade (como instruções específicas para empilhar os produtos).
Como a carga pode ser classificada?
Os diferentes tipos de carga só adquirem tal classificação porque as suas próprias propriedades ajudam a compor um grau de especificação de cada um deles.
No geral, saber como a carga pode ser classificada passa pelas seguintes etapas de reconhecimento da mercadoria:
- características, como o peso, o volume e as dimensões do material transportado;
- valor, que é o grau de responsabilidade dos envolvidos mediante algum tipo de problema (como acidentes de trânsito);
- fragilidade, que são os cuidados especiais que devem ser tomados para conferir segurança ao material transportado;
- riscos sofridos pelas carga durante a sua movimentação — e, nisso, deve-se considerar até mesmo as situações decorrentes do tranporte, como vibração, trepidação e frenagem, entre outras circunstâncias especiais;
- riscos físicos, que implica também no empilhamento e armazenagem equivocados do produto.
- riscos químicos e climáticos, que são as características do produto em si e do ambiente em torno, exigindo também adequações específicas para o transporte.
Fonte Revista Caminhoneiro